Pular para o conteúdo

Moda Belga e Karen Van Godtsenhoven

abril 12, 2013


Formados na escola de moda da Antuérpia, os estilistas belgas encabeçaram uma revolução na moda a partir dos anos 1980. Primeiramente, fizeram grande sucesso internacional desfilando na London Fashion Week, em 1986. Nos anos 90, Dries Van Noten, Walter van Beirendonck, Ann Demeulemeester e Martin Margiela simplesmente definiram a identidade da moda da década.

Na esteira de seu sucesso, o departamento de Moda da Antuérpia atraiu talentos criativos de todas as partes do mundo. Veronique Branquinho, AF Vandevorst, Bernhard Willhelm, Haider Ackermann, Peter Pilotto e Bruno Pieters são apenas alguns dos nomes da geração seguinte de designers que estudaram no Fashion Institute.

O Museu da Moda da província da Antuérpia fica no mesmo complexo onde está localizado o Fashion Institute (divisão da Royal Academy of Fine Arts), e é destino certo para os interessados em moda em viagem à Europa. Criado em 2002, o MoMu conseguiu estabelecer uma forte reputação internacional nesses primeiros 10 anos de existência. A identidade da moda Belga e da Antuérpia, algo quase impensável antes dos anos 1980, é o assunto da maior parte das exposições do Museu.

Para falar dessa e de outras histórias a Radar – Inteligência e Projetos de Moda traz ao Brasil a curadora de exposições do MoMu, Karen Van Godtsenhoven.

Image

Desde 2009, Karen foi responsável pela curadoria e co-curadoria de 7 exposições no MoMu e editou diferentes artigos e catálogos de exposições temporárias e da coleção permanente. Karen é presença constante como palestrante em simpósios de moda internacional.Antes de ingressar no MoMu, trabalhou como pesquisadora para a Comissão Europeia na Universidade de Ghent, onde graduou-se em  2006 em Inglês e literatura comparada. Ela também estudou Museologia e trabalhou por um longo período de tempo como free-lancer para diferentes jornais, revistas e blogs na área de moda.

Karen é uma especialista no design de moda belga contemporâneo e na escola de moda da Antuérpia (que completa 50 anos em 2013). Ela vê a moda do ponto de vista tanto cultural e sociológico como estético e é interessada na maneira que a moda molda identidades através de trajes de grupos sub-culturais.

O primeiro compromisso de Karen Van Godtsenhoven no Brasil é a palestra de abertura do Dragão Pensando Moda, no Ceará, evento simultâneo ao Dragão Fashion Brasil e co-realizado pelo Senac CE. Na palestra, ela avaliará os fatores de sucesso na construção da identidade criativa local e o papel da educação e das organizações governamentais neste processo.

Em seguida ela se apresenta no Parque Lage, no Rio de Janeiro. Karen também tem encontros com profissionais da moda brasileira em São Paulo.

INFORMAÇÕES:

Dia 23/abrilziguezague: Conversa Transversal com Karen Van Godtsenhoven

Mediação: Cristiane Mesquita e Eduardo Motta

 

Horário: 15H00 às 17H30

Local: Centro Cultural Banco do Brasil _ CCBB – SP. Rua Álvares Penteado, 112 – Centro.  [Metrô, estações São Bento e Sé do Metrô, ônibus das praças do Patriarca e da Sé. Ruas João Brícola e Quinze de Novembro, próximas ao CCBB, liberadas para trânsito de táxis e carros particulares, para embarque e desembarque].

Conversa com tradução consecutiva.

Senhas gratuitas serão distribuídas a partir de 1H antes do início do evento, por ordem de chegada, até a lotação do espaço.

Realização: CCBB; Grupo de Estudos ziguezague _PPG em Design da Universidade Anhembi Morumbi; RADAR inteligência e projetos de moda.

Apoio: Centro Universitário Belas Artes; CAPES; Circuito de Moda e Arte; CNPq; Editora Estação das Letras e Cores; Farinha Produções; Galeria Central.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: