Skip to content

dia 2

janeiro 26, 2011

27 JAN | quinta-feira


11h-13h | Auditório: Desfiles Incríveis – A Noite dos Desesperados

Alexander McQueen – primavera/verão 2004


Comentários: Dante Marcello Gallian (docente e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da EPM-UNIFESP) e Luciano Bedin da Costa (psicólogo e doutor em Educação)

Mediação: Suzana Avellar (pesquisadora em moda e novas tecnologias)

 

 

14h-17h | Ateliê: Oficina Transitiva – Generator: deformador digital para construção de roupas

Julia Valle (estilista)

A oficina explora e exercita a modelagem plana para a criação e a produção de roupas e objetos, realizadas a partir do software Generator. Estimula a renovação de processos criativos que considerem variáveis como flexibilidade, improviso e acaso.

 

 

14h | Auditório: Mostra de documentários – Universos paralelos


Gentileza (dir. Dado Amaral e Vinícius Reis, 1994 – 9’20’’)

Porr Gentileza (dir. Dado Amaral, 2002 – 14’10’’)

Conversa com o diretor Dado Amaral

 

 

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

 

DADO AMARAL, poeta carioca, trabalha com cinema, teatro e educação. Escreveu e dirigiu nove curtas-metragens, entre eles Gentileza (1994) e Porr Gentileza (2002). Um dos criadores do Boato, coletivo de poetas e banda que atuou por 10 anos no Rio, lançando o CD Abracadabra pela WEA em 98. Olho nu, seu primeiro livro, foi publicado pela ed. Mundo das Ideias em 2008.

 

DANTE MARCELLO GALLIAN é historiador e Doutor em História Social pela FFLCH-USP, com pós doutoramento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, França, onde também foi Professor Visitante. Atualmente é Docente e Diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 

 

JULIA VALLE é comunicadora visual formada pela UFMG e Estilista pela Designskolen Kolding (Dinamarca), Julia Valle atua em diversas áreas das artes aplicadas. Trabalhou ao lado de grandes nomes da moda nacional e internacional, como Alphorria, Printing, Faven, Henrik Vibskov (DK), Redley e Maja Mehle (Eslovênia) e teve coleções expostas em galerias dos Estados Unidos, Brasil e Eslovênia. Agora,entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, desenvolve trabalhos autorais e comerciais no atelier Casa Ramalhete. Seu principal foco em estilo recai sobre a pesquisa e investigação de novos processos na criação e produção de indumentária, tendo desenvolvido novas técnicas como a modelagem-livre e como suporte técnico, o software Generator.

 

LUCIANO BEDIN DA COSTA é professor de psicologia e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.  Organizou, em co-autoria, o livro Vidas do Fora: habitantes do silêncio (Editora da UFRGS, 2010). É coordenador da Coleção Nota Azul, voltada à publicação de autores e textos menores.  É responsável pelo projeto “Cartografias Infantis: a cidade pela criança / a fotografia pela infância”, financiado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE. Ávido leitor de Nietzsche, apaixonado por Roland Barthes e fiel discípulo de todo pensamento violentado pela vida e criação.

 

 

SUZANA AVELLAR é formada em desenho de moda pela Faculdade Santa Marcelina, mestrado e doutorado pela Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Foi curadora do projeto “A mão na moda” do Museu A CASA no ano de 2001. É autora do livro “Moda, globalização e novas tecnologias”, da Estação das Letras e Cores. Atualmente é professora no curso Têxtil e Moda e vice-coordenadora do mestrado Têxtil e Moda da USP-Leste.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: